Notícias

05 de Outubro de 2020

Isaque Cangussu recebe Título de Cidadão Sergipano

Compartilhar:

discurso-png.png

Isaque Cangussu discursa durante a solenidade (fotos: Morgana Lacerda)


 

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE), Isaque Cangussu, se tornou na manhã desta segunda-feira, 05, cidadão sergipano. O título foi proposto pelo deputado estadual Luciano Pimentel e concedido ao delegado de Polícia pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Natural de Vitória da Conquista (BA), o presidente da Adepol/SE mora em Sergipe desde 2006, quando foi aprovado no concurso para delegado de Polícia, e confessa que sempre teve desejo de ser considerado um sergipano por direito. “Hoje realizo este sonho através da iniciativa do deputado Luciano Pimentel e dos pares desta Casa. Sempre tive o desejo de encher o peito e dizer: ‘sou sergipano’. Se antes não podia, agora já posso”, diz.

 

Isaque Cangussu faz questão de lembrar que um dos motivos que o fizeram receber a homenagem foi a confiança que seus colegas delegados de Polícia depositaram nele há três anos, quando o elegeram presidente da Adepol. “Uma difícil, porém, honrosa missão de representá-los foi o que possibilitou que minha atuação tivesse visibilidade. Mas não bastava ter visibilidade, seria necessário ter méritos para que o meu trabalho fosse reconhecido. Acredito que todo nosso trabalho, tanto na atividade fim, quanto no mandato classista, em última instância, visa sempre à defesa da sociedade”, explica.


O deputado estadual Luciano Pimentel falou de sua felicidade em indicar ao presidente da Adepol esta honraria. “Dr. Isaque representa muito bem o estado de Sergipe e ele só traz orgulho aos sergipanos. Um delegado de carreira que está aqui desde 2006 e tem feito um trabalho exemplar. Assim também, atualmente na presidência da Adepol. E hoje esta Casa Legislativa faz justiça ao conceder o Título de Cidadania a um homem íntegro, honrado, competente e que ajuda muito a polícia do Estado de Sergipe, preservando o cidadão sergipano através da força policial, ajudando a combater a criminalidade, e também ao seu movimento classista”, diz.

 

premio-png.png

Deputado estadual Luciano Pimentel entrega título ao presidente da Adepol

 

O auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e coordenador geral do Fórum Sergipano de Carreiras Típicas de Estado (Focate–SE), Ismar Viana, parabeniza o delegado Isaque Cangussu e comenta que o prêmio veio legitimar os 14 anos de serviços prestados como servidor público na área de Segurança Pública do Estado. “Isaque contribui de forma significativa para o aperfeiçoamento da atividade policial, beneficiando, em última análise, o cidadão, com sua expertise, dedicação, zelo e comprometimento com que o homenageado desempenha as valorosas funções de delegado de Polícia e presidente da Adepol”, enfatiza.

 

O amigo e também delegado de Polícia, Tarcísio Tenório, ressalta o trabalho de Isaque nas duas funções. “Uma homenagem mais do que merecida a Isaque, tanto pelo histórico dos muitos serviços prestados nas unidades policiais pelas quais passou, e agora, mais recentemente, à frente da Adepol, defendendo as prerrogativas da carreira, em prol de uma polícia eficiente e mais próxima da sociedade”, diz.

 

delegados-png.png

Delegados prestigiaram a homenagem

 

O vice-presidente jurídico da Adepol, Adelmo Pelágio, lembra que todos os delegados de polícia de Sergipe se sentem contemplados e honrados com a concessão da cidadania sergipana ao seu presidente. “Dr. Isaque Cangussu é um profissional que se caracteriza por um histórico de excelência técnica e ética no exercício profissional, e ao mesmo tempo pelo brilhantismo no desempenho da presidência do sindicato de sua categoria. Ele é um homem apaixonado pelo estado de Sergipe, que vive a cultura de sergipanidade, sempre trabalhando em prol da segurança pública”, parabeniza.

 

Solenidade

 

Estiveram presentes na solenidade, a deputada estadual Goretti Reis, presidindo a sessão e os deputados Luciano Pimentel e Capitão Samuel; o secretário de Administração George Trindade; o Delegado-Geral da PC/SE Thiago Leandro; a delegada Rosana Freitas, Coordenadora da Capital; a delegada Nalile Bispo, assessora da Superintendência; o delegado Tarcísio Tenório, Delegado Regional de Itabaiana; os delegados Adelmo Pelágio e Flávia Félix, diretores da Adepol; o auditor do TCE/SE, Ismar Viana; Rafael Machado de Andrade, Venerável Mestre da Loja Maçônica Atalaia nº 16; João Teles de Melo Filho, Sereníssimo Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, Lupércio Santos, chefe do cerimonial da Câmara de Vereadores de Aracaju, o jornalista Marcos Aurélio, além da esposa do homenageado, Vanessa Cangussu.